Artesanato
O Douro é uma região rica em artesanato, sendo que uma parte dessa produção está associada aos utensílios das vindimas, uma das colheitas mais importantes. As lojas de recordações encontram-se repletas de lembranças elaboradas manualmente, itens únicos, que transmitem um pouco do que é o Douro rural.
Figuras de madeira elaboradas à mão | © Turismo do Douro
Objectos de artesanato, elaborados em latão | © Melanie Antunes
Utensílios e instrumentos musicais manufacturados | © Museu do Douro
Artesão que talha uma figura em madeira | © Turismo do Douro
Panos bordados à mão, expostos numa feira de artesanato | © Melanie Antunes
Produtos regionais de São João da Pesqueira | © Centro Nacional de Cultura, António Cruz
Os segredos das artes tradicionais foram passados de geração em geração, perpetuando, através do tempo, esses conhecimentos artesanais, dos quais resultam objetos manufaturados de grande valor.
O artesanato engloba uma vasta gama de produtos, entre os quais a cestaria, o calçado, a tanoaria e a tecelagem em teares manuais. Os cestos, utilizados nas vindimas, são feitos a partir de tiras de castanheiro e carvalho, o mesmo material utilizado para elaborar os tonéis e pipas, que servem para armazenar o vinho.
Em todos os concelhos encontram-se belos exemplares do género, principalmente nas lojas de recordações ou durante as feiras, realizadas em maior número nos meses de Verão.
As peças únicas de artesanato regional são uma ótima prenda para levar a quem ficou para trás e não pôde visitar terras tão esplendorosas. Os vinhos da região ou os doces típicos são também uma bela forma de mostrar o apreço por quem não nos acompanhou numa viagem tão sublime.